Nível de conhecimento de consumidores em supermercados da grande São Paulo sobre produtos alimentícios diet e light

Fernanda Bez de Góes, Fernando José de Góes, Welliton Donizeti Popolim, Alline Artigiani Lima Tribs, Pedro Esteves Duarte Augusto

Resumo


Apesar do crescimento do mercado de produtos diet e light no Brasil, pouco se sabe sobre o nível de conhecimento desses produtos por parte de seus consumidores. O presente trabalho teve por objetivo avaliar o nível de conhecimento do consumidor de produtos diet e light em supermercados da grande São Paulo, os quais foram classificados por meio de variáveis sócio-econômicas e comportamentais. A pesquisa utilizou-se de um questionário pré-testado para entrevistar pessoas escolhidas aleatoriamente. Foram realizadas 210 entrevistas em dois supermercados distintos. Os resultados revelam que 61% dos entrevistados consomem frequentemente produtos diet e light, entretanto, apenas 1,4 e 18,1% dos entrevistados souberam dizer corretamente o que é um produto diet e light, respectivamente. O motivo mais citado para o consumo é a correlação feita de que estes alimentos são mais saudáveis. Praticantes de atividade física se destacaram como importantes consumidores de alimentos diet e light, demonstrando um interesse por melhoria da saúde e qualidade de vida não somente através da ingestão de alimentos. Os resultados obtidos destacam a importância de melhor esclarecimento da população em relação aos termos descritos neste trabalho, para que haja um consumo consciente.


Palavras-chave


Alimentos para fins especiais,diet, light, conhecimento de consumidores; ALIMENTOS; COMPORTAMENTO ALIMENTAR; COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR; HOMENS; MULHERES; FATORES SOCIOECONÔMICOS; LIMIAR SENSORIAL

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