Nível de conhecimento de consumidores em supermercados da grande São Paulo sobre produtos alimentícios diet e light

  • Fernanda Bez de Góes
  • Fernando José de Góes
  • Welliton Donizeti Popolim
  • Alline Artigiani Lima Tribs
  • Pedro Esteves Duarte Augusto
Palavras-chave: Alimentos para fins especiais, diet, light, conhecimento de consumidores, ALIMENTOS, COMPORTAMENTO ALIMENTAR, COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR, HOMENS, MULHERES, FATORES SOCIOECONÔMICOS, LIMIAR SENSORIAL

Resumo

Apesar do crescimento do mercado de produtos diet e light no Brasil, pouco se sabe sobre o nível de conhecimento desses produtos por parte de seus consumidores. O presente trabalho teve por objetivo avaliar o nível de conhecimento do consumidor de produtos diet e light em supermercados da grande São Paulo, os quais foram classificados por meio de variáveis sócio-econômicas e comportamentais. A pesquisa utilizou-se de um questionário pré-testado para entrevistar pessoas escolhidas aleatoriamente. Foram realizadas 210 entrevistas em dois supermercados distintos. Os resultados revelam que 61% dos entrevistados consomem frequentemente produtos diet e light, entretanto, apenas 1,4 e 18,1% dos entrevistados souberam dizer corretamente o que é um produto diet e light, respectivamente. O motivo mais citado para o consumo é a correlação feita de que estes alimentos são mais saudáveis. Praticantes de atividade física se destacaram como importantes consumidores de alimentos diet e light, demonstrando um interesse por melhoria da saúde e qualidade de vida não somente através da ingestão de alimentos. Os resultados obtidos destacam a importância de melhor esclarecimento da população em relação aos termos descritos neste trabalho, para que haja um consumo consciente.

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Publicado
2014-05-11
Como Citar
de Góes, F. B., de Góes, F. J., Popolim, W. D., Tribs, A. A. L., & Augusto, P. E. D. (2014). Nível de conhecimento de consumidores em supermercados da grande São Paulo sobre produtos alimentícios diet e light. Revista Da Associação Brasileira De Nutrição - RASBRAN, 3(1), 6-8. Recuperado de https://rasbran.com.br/rasbran/article/view/114
Edição
Seção
Artigos Originais