Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista da Associação Brasileira de Nutrição (ou RASBRAN) destina-se à publicação de textos científicos essencialmente sobre Nutrição e suas áreas correlatas. Visa contribuir à geração de conhecimento, acesso à informação e debate multidisciplinar associados a temática nutrição por meio de trabalhos, tais como: artigo original, artigo de revisão integrativa, revisão sistemática, relato de caso e resenha.

Processo de Avaliação pelos Pares

O processo de avaliação dos textos submetidos obedece às seguintes etapas:

1) A avaliação preliminar de acordo com: o escopo geral da revista, as Instruções para Autores no qual é verificado se o texto segue a formatação indicada, certificar se o texto está sem a identificação dos autores e o rastreamento de plágio. Nessa etapa o texto pode ser encaminhado para avaliação ou não aceito.

2) Envio para avaliação de acordo com método “duplo cego”, julgamento anônimo de no mínimo 2 pareceristas com formação acadêmica na área do conteúdo abordado ou com notório saber, tendo em vista a verificação da veracidade, originalidade, importância e qualidade dos trabalhos submetidos à publicação. Os pareceristas farão suas considerações acerca do texto e quando encaminhado para apreciação do Comitê Editorial, este encaminhará aos autores de acordo com a decisão editorial. Nessa etapa, o texto pode ser aceito como está, revisões requeridas e não aceito.

3) Revisão dos autores, para texto aceito com modificações, as alterações deverão ser indicadas em destaque no texto e posteriormente encaminhadas ao Comitê Editorial para o parecer final, neste ponto deverá repetir o processo e certificar se o texto está sem a identificação dos autores. Nessa etapa o texto pode ser publicado ou não aceito.

Periodicidade

Semestral

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Histórico do periódico

A RASBRAN é um veículo de divulgação e incentivo ao desenvolvimento da ciência e pesquisa da nutrição nas áreas de Esportes, Clinica, Alimentação Coletiva, Marketing, Tecnologia dos Alimentos, Saúde Coletiva, Ensino, entre outras.

O último número impresso  e primeiro eletrônico será um marco no processo de consolidação da revista. Destaca-se a proposta de oferecer à comunidade científica uma revista eletrônica, com menores custos em comparação a impressa, permitindo a divulgação das pesquisas científicas em tempo real, oferecendo mecanismos eletrônicos que agilizem o processo de submissão, revisão, maior controle na emissão de pareceres e leitura, proporcionando a rápida circulação do conhecimento científico, atingindo um amplo universo de leitores.