Conhecimento nutricional de mães de baixo nível socioeconômico participantes e não participantes de um curso de educação nutricional.

Cibele Aparecida Crispim, Mário Maia Bracco, Fernando Antônio Basile Colugnati, José Augusto de Aguiar Carrazedo Taddei

Resumo


Objetivo: Este estudo propõe-se a avaliar o conhecimento sobre nutrição de mães de baixo nível socioeconômico participantes de um curso de capacitação profissional e educação nutricional. Material e método: A amostra estudada envolveu 19 mães de baixo nível socioeconômico residentes na cidade de São Paulo, matriculadas em um curso profissionalizante de Culinária e Confeitaria com duração de 4 meses (150 horas), com inserção de conteúdo de educação nutricional. Outras 10 mães compreenderam o grupo controle, que participouigualmente do curso de Culinária e Confeitaria, porém sem os componentes de educação nutricional. A avaliação do conhecimento das alunas foi realizada a partir de uma prova escrita sobre nutrição e saúde e pelo preenchimento escrito dos níveis da Pirâmide Alimentar adaptada para a população brasileira (Philipi et al., 1999). As respostas foram pontuadas por meio da presença de palavras-chave que envolvessem a resposta correta. Foram consideradas significantes diferenças com valores de p menores que 0,05 (5%). Resultados: Não foram encontradas diferenças significantes entre os conhecimentos prévios sobre nutrição nos dois grupos. Após a intervenção, o grupo que recebeu o conteúdo de educação nutricional apresentou melhora significante do conhecimento nutricional nas questões gerais sobre nutrição e distribuição da alimentação. Conclusão: Tais diferenças sugerem que esta é uma estratégia eficiente no incremento de conhecimento nutricional de mães de baixa renda.

Palavras-chave


Conhecimento nutricional, educação nutricional, hábitos alimentares, nutrição; EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL; MÃES; MÃES/educação; COMPORTAMENTO ALIMENTAR; FATORES SOCIOECONÔMICOS; ESTILO DE VIDA

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2014 Revista da Associação Brasileira de Nutrição - RASBRAN