Compreensão de adolescentes sobre as informações nutricionais e suas formas de apresentação em rótulos de alimentos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47320/rasbran.2021.1698

Palavras-chave:

Rotulagem Nutricional Educação Nutricional Estudantes Alimentação Saudável

Resumo

Objetivo: Avaliar o conhecimento dos adolescentes de uma escola pública sobre as formas de apresentação das informações nutricionais nos rótulos dos alimentos. Métodos: Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva, baseado na utilização de um questionário pertinente as informações socioeconômicas e a compreensão dos rótulos de alimentos pelos adolescentes de uma escola pública, na faixa etária de 12 a 18 anos, de ambos os sexos, aplicado em 241 estudantes da sétima série ao terceiro ano do ensino médio. Resultados: Os resultados encontrados nesta população foram: 64% (n=154) não realizam a leitura dos rótulos, no entanto, 62% (n=149) entendem as informações nutricionais.  Além disso, 42,7% (n=103) dos estudantes apontam as letras pequenas como a principal dificuldade na compreensão dos rótulos, 25,52% (n=85) consideram a qualidade nutricional como a mais importante no momento da compra e 39,8% (n=96) compreendem com mais facilidade o modelo tradicional vertical. Conclusão: A maioria dos adolescentes não têm o hábito de ler o rótulo, além de sentir dificuldade na leitura e interpretação dos rótulos e informação nutricional. Quanto aos modelos de apresentação da informação nutricional, o modelo linear foi avaliado como de mais difícil compreensão e os modelos frontais de semáforo e de advertência em triângulos apresentaram certa dificuldade de compreensão. Neste sentido, é necessário que as ações da educação alimentar e nutricional nas escolas abordem mais sobre rotulagem de alimentos.

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Biografia do Autor

Rosa Beatriz Monteiro Souza, Centro universitário FIBRA

nutricionista (UFPA), mestrado em ciência e tecnologia dos alimentos (UFPA). Docente do curso de nutrição do Centro universitário FIBRA

Érica Queiroz Valente, centro universitário FIBRA

Discente do curso de nutrição do Centro universitário Fibra

Fernanda Monteiro Silva, Centro Universitário FIBRA

discente do curso de nutrição do Cenro Universitário FIBRA

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Publicado

2022-03-31

Como Citar

Monteiro Souza, R. B., Queiroz Valente, Érica, & Monteiro Silva, F. (2022). Compreensão de adolescentes sobre as informações nutricionais e suas formas de apresentação em rótulos de alimentos . Revista Da Associação Brasileira De Nutrição - RASBRAN, 12(4), 154–170. https://doi.org/10.47320/rasbran.2021.1698

Edição

Seção

Artigos Originais