Atuação da Nutrição Clínica na redução de custos por produção de resíduos: economicidade em saúde.

Nutrição Clínica: Economicidade em Saúde

Autores

  • Carolina Drummond Barboza Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara
  • Ismael Paula de Souza Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.47320/rasbran.2020.1952

Resumo

Objetivo: Descrever, a partir de um relato de caso, a atuação da nutrição clínica na redução da produção de resíduos por retorno de refeições (almoço) de pacientes hospitalizados não consumidas. Método: Após uma semana teste onde foi observado o quantitativo de refeições intactas que retornava do almoço diário dos pacientes, foram traçadas estimativas de desperdício diárias e mensais. Nesse momento foi realizado uma intervenção na atuação da nutrição clínica com objetivo de reduzir a compra de refeições evitáveis sendo esses dados coletados por três meses subsequente a intervenção. Resultados: Foi observado que o principal fator que influenciou no retorno da refeição foi o jejum seguido de alta hospitalar. Ao final do terceiro mês foi observado uma economia real de R$ 3.781,53 consequente do resultado da captação precoce das principais causas de retorno. No mês de fevereiro houve a maior redução na compra de refeições evitáveis e no mês de abril o menor retorno em número de refeições (28/mês totalizado 14 kg). Conclusão: Foi possível observar que a intervenção proposta apresentou resultado positivo na redução da produção de resíduos e custo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Drummond Barboza, Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara

Nutricionista pela Universidade Federal do Piauí. Espcialista em Nutrição Clínica nas Doenças Cronico Degenerativas pela União das Escolas Campomaiorenses (UNESC). Especialista em Gestão da Qualidade pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-Ce). Gerente do Núcleo de Nutrição e Dietética do Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara.  

Ismael Paula de Souza, Universidade Federal do Ceará

Nutricionista pelo Centro Universitário Estácio do Ceará.

Downloads

Publicado

2020-10-13

Como Citar

Drummond Barboza, C., & Paula de Souza, I. (2020). Atuação da Nutrição Clínica na redução de custos por produção de resíduos: economicidade em saúde.: Nutrição Clínica: Economicidade em Saúde. Revista Da Associação Brasileira De Nutrição - RASBRAN, 11(1), 198–202. https://doi.org/10.47320/rasbran.2020.1952

Edição

Seção

Relatos de Caso