Identificação das necessidades formativas dos licenciados em Nutrição para construção de um curso de especialização na área da Alimentação Coletiva

Suarez Claudia, Echegoyen Andrea, Sastre Mariel, Toledo Analía

Resumo


A equipe docente do Departamento de Administração de Serviços de Alimentação da Escuela de Nutrición da Universidad de la República do Uruguay encontra-se empenhada no desenho de um programa de Especialização dirigido a Licenciados em Nutrição e orientado a fortalecer as competências para a gestão de serviços de alimentação coletiva.     
Pretende-se com esta proposta formativa dar resposta as necessidades de capacitação dos graduados, fornecendo ferramentas que potenciem tanto o desenvolvimento acadêmico quanto o professional.
Prévio ao desenho do programa educativo, foi considerado pertinente realizar uma investigação que fornecesse novos conhecimentos sobre os interesses de formação com base nas opiniões dos professionais.
Este estudo permitiu identificar o perfil dos potencias participantes da Especialidade, suas motivações para adquirir e aprofundar conhecimentos  na área de gestão dos serviços de alimentação, os temas que ao seu entender deberiam integrar a currícula, a modalidade preferida de ensino e as facilidades oferecidas pelos empregadores para que os professionais participem das actividades de formação.
Além disso, este estudo possibilitou planificar uma proposta educativa sustentada nas  necessidades dos professionales e fundamentar a oferta da Especialidade perante os órgaõs de decisão da Universidade.

Palavras-chave


alimentação coletiva; gestão; necessidades de capacitação; ALIMENTAÇÃO COLETIVA; CIÊNCIAS DA NUTRIÇÃO/educação; ESPECIALIZAÇÃO; URUGUAI

Texto completo:

PDF (Español (España))

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista da Associação Brasileira de Nutrição - RASBRAN