Efeitos da ingestão dos ácido docosa-hexaenoico e ácido eicosapentaenoico sobre o sistema nervoso central de indivíduos saudáveis ou com patologias neuropsiquiátricas em diferentes faixas etárias: revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47320/rasbran.2022.2652

Resumo

Objetivo: Os ácidos graxos essenciais (AGE) ômega-3 dos tipos ácido eicosapentaenoico (EPA) e ácido docosa-hexaenoico (DHA), são benéficos para o sistema nervoso central (SNC) - com estudos demonstrando seu papel na mielinização, formação de sinapses, além da relação de sua deficiência com o desenvolvimento de patologias neurológicas e psiquiátricas. Portanto, o presente trabalho objetiva avaliar sistematicamente os efeitos da ingestão de EPA/DHA no SNC de humanos em diferentes faixas etárias e estados de saúde neurológica e psiquiátrica.  Metodologia: Foi adotado o método PRISMA, a busca por estudos foi realizada na base de dados científicos Medline, sendo incluídos artigos publicados entre 2010-2021, publicados em língua inglesa, ensaios clínicos aleatórios (randomizados), e estudos observacionais. Resultados: 11 artigos foram selecionados e, em seguida, categorizados por temas. No desenvolvimento neuropsicomotor infantil, observou-se, com a suplementação, benefícios na aquisição da linguagem e obtenção de escores levemente melhores em testes neurológicos. Em adultos saudáveis, houve indícios de aumento na eficácia do processamento neural. No TDAH em crianças, melhores resultados em testes de atenção. Em indivíduos com esquizofrenia, houve menor perda da espessura cortical. Em idosos com déficit de memória ou doença de Alzheimer, maior oxigenação cerebral, menos inflamação e desaceleração da perda de massa cerebral. Conclusão: Constata-se, pela análise dos estudos, que os AGs EPA/DHA beneficiam o SNC por meio de efeitos no neurodesenvolvimento, função cognitiva, prevenção de doenças e como estratégia terapêutica adjuvante.

 

Palavras-chave: Ácido Docosa-Hexaenoico. Ácido Eicosapentaenoico. Neuroproteção. Transtorno do Neurodesenvolvimento. Demência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marina Matos Souto, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Acadêmica de Medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro / Campus Macaé.

Gustavo Estevam Gonçalves Martins, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Acadêmico de Medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro / Campus Macaé.

Sabrina Henriquiele de Azevedo dos Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Acadêmica de medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro / Campus Macaé.

Juliana Tomaz Pacheco Latini, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Adjunta do Curso de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro/Campus Macaé.

Kátia Calvi Lenzi de Almeida, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Associada de Patologia Geral na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Coordenadora do Laboratório de Patologia Toxicológica da UFRJ.

Downloads

Publicado

2023-01-02

Como Citar

Matos Souto, M., Estevam Gonçalves Martins, G., Henriquiele de Azevedo dos Santos, S., Tomaz Pacheco Latini, J., & Calvi Lenzi de Almeida, K. (2023). Efeitos da ingestão dos ácido docosa-hexaenoico e ácido eicosapentaenoico sobre o sistema nervoso central de indivíduos saudáveis ou com patologias neuropsiquiátricas em diferentes faixas etárias: revisão sistemática. Revista Da Associação Brasileira De Nutrição - RASBRAN, 13(1), 1–21. https://doi.org/10.47320/rasbran.2022.2652

Edição

Seção

Artigos de Revisão Sistemática