Índice glicêmico, carga glicêmica e sua associação com componentes da síndrome metabólica em indivíduos com HIV/AIDS sob terapia antirretroviral
Palavras-chave:
índice glicêmico, carga glicêmica, carboidratos, sobrepeso, dislipidemia, SÍNDROME METABÓLICA, HIV ou SÍNDROME DA IMUNODEFICIÊNCIA ADQUIRIDA/dietoterapia, TERAPIA ANTIRRETROVIRAL, ADULTO, MEIA-IDADE, CONSUMO ALIMENTAR, CARBOIDRATOS NA DIETAResumo
INTRODUÇÃO: Dietas com altos índice glicêmico (IG) e carga glicêmica (CG) têm sido associadas a ganho de peso e anormalidades metabólicas. Não está claro se esta influência ocorre entre indivíduos com HIV/AIDS sob terapia antirretroviral. Objetivos: Analisar o IG e a CG da dieta e sua associação com peso corporal e componentes da síndrome metabólica entre indivíduos com HIV/AIDS. Material e métodos: Foi feito um estudo transversal com 98 pacientes. O consumo alimentar foi avaliado por meio de um recordatório de 24 horas. A análise estatística incluiu o teste t de Student e regressão logística. Resultados: A maioria dos indivíduos era do gênero masculino (64%), com média de idade de 41,5 ± 9,9 anos, e 77% faziam uso de antirretrovirais. A média (± DP) de IG foi 78,9 ± 8,35 e de CG, 204,6 ± 78,57. IG >70 e CG >120 foram observados em 86% e 88%, respectivamente. O IG>65 correlacionou-se com maiores valores de índice de massa corporal (IMC), glicose de jejum e circunferência abdominal (CA); e a CG foi significativa e positivamente associada a CA e pressão arterial. O IG e a CG foram inversamente associados a HDL. Conclusões: Os resultados mostraram uma associação complexa e desfavorável do IG e CG da dieta com o peso corporal e os componentes da síndrome metabólica e sugerem a necessidade de incluir baixos IG/CG nas recomendações dietéticas na tentativa de atenuar as anormalidades metabólicas entre indivíduos com HIV/AIDS sob terapia HAART (Highly Active Antiretroviral Therapy).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, se necessário, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Ao encaminhar os originais, os autores cedem os direitos de primeira publicação para a Revista da Associação Brasileira de Nutrição e aceitam que seu trabalho seja publicado de acordo com nossa Declaração de Direito Autoral.
Os documentos publicados serão atribuídos a licença
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.