Influência da embalagem na intenção de compra do consumidor de suco de laranja industrializado

Resumo

Objetivo: avaliar a influência da embalagem na aceitação de suco de laranja industrializado pelo consumidor. Método: Foram estudadas cinco marcas de suco (A, B, C, D e E), as quais foram avaliadas em três etapas de testes: teste cego, teste com embalagem e teste com informação. Os testes foram aplicados em 51 julgadores, utilizando escala hedônica de 9 pontos. Os resultados foram analisados por meio de estatística descritiva e pelo teste de Tukey (α = 0,05). Resultados: No teste cego, a marca E obteve melhor aceitação, diferindo das marcas A e B. No teste de embalagem, as marcas A, D e E não diferiram entre si, sendo a marca C a de pior aceitação. Já no teste com informação, as marcas A, C, D e E não diferiram entre si. Conclusão: Os resultados indicam que a embalagem pode influenciar positiva ou negativamente a avaliação do consumidor sobre o produto. Neste estudo, a informação sobre a marca exerceu influência positiva para as marcas A, B e C. Já para as marcas D e E, a informação sobre o produto diminuiu a porcentagem de consumidores que gostaram do produto, indicando que estes sucos podem ser preferidos quando as intervenções da marca são eliminadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Silva PT, Fialho E, Lopes MLM, Valente-Mesquita VL. Sucos de laranja industrializados e preparados sólidos para refrescos: estabilidade química e físico-química. Revista Ciência e Tecnologia de Alimentos. 2005;25(3):597-602.

Della Torre JCM, Rodas MAB, Badolato GG, Tadini CC. Perfil sensorial e aceitação de suco de laranja pasteurizado minimamente processado. Revista Ciência e tecnologia de Alimentos. 2003;23(2):105-111.

Sartório, A. Os fatores que influenciam a compra dos sucos prontos industrializados. 2006. 70 f. Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2006.

Ribeiro, APS. A influência do valor de marca na decisão de compra dos jovens universitários dasclasses A e B. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Curitiba, PR, 2009.

Della Lucia SM, Minin VPR, Silva CHO, Minin LA, Ceresino EB. Expectativas geradas pela marca sobre a aceitabilidade de cerveja: estudo da interação entre características não sensoriais e o comportamento do consumidor. Boletim do Centro de Processamento de Alimentos. 2010;28(1):11-24.

Barbetta PA, Reis MM, Bornia, AC. Estatística para cursos de engenharia e informática.3 ed. São Paulo: editora atlas, 2010.

Carmo MCL, Dantas MIB. Caracterização do mercado consumidor de sucos prontos para o consumo. Brazilian Journal of Food Technology. 2014;17(4):1-5.

Bendino NI, Popolim WD, Oliveira CRA. Avaliação do conhecimento e dificuldades de consumidores frequentadores de supermercado convencional em relação à rotulagem de alimentos e informação nutricional. Journal of Health Science Institue. 2012;30(3):261-265.

Keller KL. Gestão estratégica de marcas. São Paulo: Prentice-Hall. 2005.

Kotler P. Administração de marketing: a edição do novo milênio. São Paulo: PrenticeHall, 2000. 764 p.

Oliveira, DS. Um estudo sobre a influência das marcas no Processo decisório de compra do consumidor Sob o ponto de vista teórico. Faculdade de ciências humanas e sociais. Paripiranga, 2010. 69 p.

Aaker DA. Marcas: Brand Equity, gerenciando o valor da marca. São Paulo: Elsevier, 1998.

Minnin VPR, Milagres MP, Silva RCSN, Vasconcelos CM, Martins EMF, Sampaio SCS. Análise de risco na avaliação da influencia da marca na aceitabilidade não sensorial de requeijão cremoso. Revista do Instituto de Laticinios Cândido Tostes. 2012; 387(67):79-85.

Della Lucia, SM. Métodos estatísticos para a avaliação da influencia de características não sensoriais na aceitação, intenção de compra e escolha do consumidor. 2008. 116 f. Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG.

Santini, FO. O Impacto da Marca sobre as Preferências dos Consumidores:Um Teste Cego com Refrigerantes Sabor Guaraná. In: 3º Congresso Latino Americano de Varejo. Rio de Janeiro, RJ, 2010.

Haddad FF, Ramos FM, Bastos RA, Pinto SM, Carneiro JDS. Influência da marca e da embalagem de requeijão cremoso no comportamento dos consumidores. Revista do Instituto de Laticinios Cândido Tostes. 2010;377(65):9-14.

Gerges, NRC. Influência da Forma do Anúncio de Preço Comparativo e do Conhecimento da Marca na Intenção de Compra. In: 3º Congresso Latino Americano de Varejo. Rio de Janeiro, RJ, 2010.

Publicado
2020-08-27
Como Citar
Freitas, L. da S., Silva, B. P., & Della Lucia, C. M. (2020). Influência da embalagem na intenção de compra do consumidor de suco de laranja industrializado. Revista Da Associação Brasileira De Nutrição - RASBRAN, 11(1), 59-71. https://doi.org/10.47320/rasbran.2020.981
Seção
Artigos Originais

Most read articles by the same author(s)