Relação dos mecanismos de adaptação, sobrevivência e regulação metabólica em situações de restrição calórica ou jejum com as manifestações clínicas positivas em adultos
DOI:
https://doi.org/10.47320/rasbran.2025.1778Keywords:
Jejum, restrição calórica, metabolismo.Abstract
Objetivo: Relacionar os mecanismos de adaptação metabólica, induzidos pelo jejum e restrição calórica com as manifestações clínicas positivas em adultos. Método: Realizou-se pesquisa bibliográfica por meio das seguintes bases de dados eletrônica: LILACS; SciELO; MEDLINE e PUBMED, sendo utilizados os descritores: jejum, restrição calórica e metabolismo, na língua inglesa e portuguesa. Foram incluídos os artigos que fizeram a relação entre as alterações metabólicas decorrentes do jejum e da restrição calórica com as manifestações clínicas com enfoque em humanos. Resultados: Os dados levantados sugerem que tanto a restrição calórica quanto o jejum possuem efeitos positivos que promovem melhorias nas condições de saúde através de alterações metabólicas que se manifestam clinicamente produzindo melhorias no perfil lipídico, insulínico, reduzindo marcadores inflamatórios, prevenindo e controlando doenças crônicas não transmissíveis, como as cardiovasculares, diabetes, cânceres e obesidade, além de promover o aumento da longevidade. Conclusão: Os efeitos do jejum e da restrição calórica mostram-se efetivos na melhora de vários fatores metabólicos e hormonais que estão relacionados à ocorrência de patologias. Há a necessidade de estudos a longo prazo em humanos para que tal estratégia seja utilizada de maneira segura no tratamento e prevenção de enfermidades.
Palavras-chave: Jejum. Restrição calórica. Metabolismo.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Revista da Associação Brasileira de Nutrição - RASBRAN

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista se reserva no direito de efetuar, se necessário, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Ao encaminhar os originais, os autores cedem os direitos de primeira publicação para a Revista da Associação Brasileira de Nutrição e aceitam que seu trabalho seja publicado de acordo com nossa Declaração de Direito Autoral.
Os documentos publicados serão atribuídos a licença 
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.