Estado nutricional em idosos hospitalizados com demência: uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.47320/rasbran.2024.2556Resumo
Objetivo: Caracterizar o estado nutricional em idosos hospitalizados com demência na literatura internacional e nacional. Método: Foi realizada uma revisão integrativa de artigos originais com os seguintes descritores: “Aged”, “Nutritional status”, “Dementia”, “Hospitalization”, nas bases de dados da National Library of Medicine National Institutes of Health (PubMed), Scopus (Elsevier) e na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), nos idiomas português, inglês e espanhol entre os anos de 2011-2021. Foram excluídos artigos publicados em outros meios de comunicação que não em periódicos científicos, artigos duplicados e que não contemplavam a temática. A pesquisa foi realizada de maio a julho e atualizada em agosto de 2021. Resultados: Foram avaliados 257 artigos científicos após aplicação dos limites e filtros, foram analisados 10 artigos para a presente revisão integrativa. Esta revisão demonstrou que a desnutrição pode variar conforme o estado de funcionalidade, estágio da demência e presença de fatores associados ao consumo alimentar, como a disfagia. O percentual de desnutrição em idosos hospitalizados com demência, variaram de 37,8% a 83%. Conclusão: Os achados da presente análise, demonstraram que houve associação entre demência e estado nutricional, especialmente desnutrição, além de outras consequências importantes desencadeadas pela demência em todos os seus estágios. O trabalho com a equipe multiprofissional mostra-se de extrema importância para a preservação da qualidade de vida dos pacientes idosos com demência.
Palavras-chave: Idoso. Estado nutricional. Demência. Hospitalização.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista da Associação Brasileira de Nutrição - RASBRAN
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista se reserva no direito de efetuar, se necessário, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Ao encaminhar os originais, os autores cedem os direitos de primeira publicação para a Revista da Associação Brasileira de Nutrição e aceitam que seu trabalho seja publicado de acordo com nossa Declaração de Direito Autoral.
Os documentos publicados serão atribuídos a licença
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.