A influência de programas brasileiros de transferência de renda na qualidade da dieta e na segurança alimentar dos beneficiários
DOI:
https://doi.org/10.47320/rasbran.2024.2717Resumo
O estudo objetivou compreender se o incremento de renda oferecido por programas brasileiros de transferência de renda influencia positivamente na segurança alimentar e nutricional das famílias participantes, como também analisou a qualidade da dieta dos indivíduos e uma possível intensificação na procura por alimentos com menores valores nutricionais. Tratou-se de uma pesquisa transversal, descritiva, com uma abordagem qualitativa e quantitativa. A amostra final foi composta por 51 beneficiários, de ambos os sexos, maiores de 18 anos, de diferentes regiões do Brasil e que recebiam o auxílio por mais de três meses. Para levantamento dos dados foi aplicado um questionário eletrônico contendo vinte e duas perguntas. Os resultados apontaram que 82% dos beneficiários apresentavam insegurança alimentar e nutricional. A maior parte dos participantes relataram que o auxílio não interferiu na compra de alimentos industrializados e que o benefício não modificou a alimentação da família. Em relação a qualidade da alimentação, foi identificado predominância de alimentos básicos, em detrimento dos alimentos industrializados. Conclui-se que os programas não garantem a SAN dos beneficiários e que não interferem no consumo de produtos considerados não saudáveis, sendo a alimentação desse público baseada em alimentos de melhor qualidade nutricional.
Palavras-chave: Segurança alimentar e nutricional. Políticas públicas. Saúde pública. Direitos humanos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista da Associação Brasileira de Nutrição - RASBRAN

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista se reserva no direito de efetuar, se necessário, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Ao encaminhar os originais, os autores cedem os direitos de primeira publicação para a Revista da Associação Brasileira de Nutrição e aceitam que seu trabalho seja publicado de acordo com nossa Declaração de Direito Autoral.
Os documentos publicados serão atribuídos a licença
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.