A autopercepção alimentar e corporal como recurso para a Educação Alimentar e Nutricional em grupo
Food and body self-perception as a resource for group Food and Nutrition Education
DOI:
https://doi.org/10.47320/rasbran.2021.1788Palavras-chave:
Educação Alimentar e Nutricional, Pesquisa Qualitativa, Comportamento Alimentar, AutopercepçãoResumo
A compreensão da percepção das escolhas alimentares e do corpo é fundamental para a condução de ações de Educação Alimentar e Nutricional em grupo. Esse trabalho teve por objetivo identificar a autopercepção das escolhas alimentares e da imagem corporal de participantes de um grupo educativo antes e depois da intervenção. Foi realizada uma pesquisa descritiva qualitativa com caracterização da população e com entrevista semiestruturada, antes e depois de um grupo educativo de seis encontros quinzenais. Os dados produzidos nas entrevistas foram analisados por meio da Análise de Conteúdo Temática. Dos 27 participantes que iniciaram o grupo 11 finalizaram, sendo eles na maioria idosos, viúvos, aposentados e com a presença de doenças crônicas. Nas entrevistas dos 11, foram identificadas as categorias cognitivo, afetiva, sensorial e habilidade referentes à autopercepção da alimentação e a categoria saúde e corpo referente à autopercepção corporal. Ambas as categorias foram encontradas nas entrevistas pré e pós-intervenção, porém com sentidos e significados diferentes, os quais evidenciaram mudanças na percepção e nas escolhas alimentares dos participantes. A abordagem dessas categorias nas intervenções de Educação Alimentar e Nutricional pode influenciar na realização de melhorias do comportamento alimentar. Conclui-se a relevância da inclusão da autopercepção alimentar e corporal para planejar e desenvolver as intervenções coletivas para o fortalecimento da autonomia nas escolhas alimentares dos indivíduos.
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