Perfil antropométrico dos universitários dos cursos de nutrição , enfermagem , fisioterapia e educação física do Centro Universitário La Salle , Canoas /RS.
Keywords:
Antropometria, Índice de Massa Corporal (IMC), Avaliação Nutricional, ADULTO, ESTUDANTES DE CIÊNCIAS DA SAÚDE, ÍNDICE DE MASSA CORPORAL, ESTADO NUTRICIONALAbstract
Este estudo objetiva traçar o perfil antropométrico dos universitários matriculados nos cursos de nutrição, enfermagem, fisioterapia e educação física do Centro Universitário La Salle, Canoas. Avaliaram se 112 universitários divididos entre os quatro cursos, a amostra representa 10% de cada curso, sendo 77 mulheres (68,8%) e 35 homens(31,2%), com média de idade de 26,18 ±7,47anos. a amostra foi colhida de forma aleatória, conforme horários de aula dos alunos. Foi realizada avaliação antropométrica por meio do índice de massa corporal (IMC), circunferência da cintura (CC), prega cutânea triciptal (DCT) e subescapular (DCS), o tratamento estatístico dos resultados encontrados foi feito no programa SPSS (Statistical Package for the Social Sciences). Constatou-se que a grande maioria dos avaliados estavam eutróficos (64,2%), porém foi grande o número de pessoas com excesso de peso (27,7%). Acredita-se que, por serem alunos de cursos da área da saúde, com maior conhecimento a respeito de hábitos de vida saudáveis, ou até mesmo pela maior resistência dos indivíduos com excesso de peso a participarem dessa pesquisa, obteve-se maior percentual de indivíduos com graus adequados de IMC, apesar de a circunferência da cintura estar acima da normalidade para as mulheres (80,90 ±9,34cm), a dobra cutânea triciptal elevada para os homens (123,27 ±59,65%) e a dobra cutânea subescapular estar aumentada para ambos os sexos (Homens=140,64 ±46,49%; Mulheres=124,00 ±41,63%).Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Revista se reserva no direito de efetuar, se necessário, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Ao encaminhar os originais, os autores cedem os direitos de primeira publicação para a Revista da Associação Brasileira de Nutrição e aceitam que seu trabalho seja publicado de acordo com nossa Declaração de Direito Autoral.
Os documentos publicados serão atribuídos a licença
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.