A autopercepção alimentar e corporal como recurso para a Educação Alimentar e Nutricional em grupo

Food and body self-perception as a resource for group Food and Nutrition Education

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47320/rasbran.2021.1788

Palavras-chave:

Educação Alimentar e Nutricional, Pesquisa Qualitativa, Comportamento Alimentar, Autopercepção

Resumo

A compreensão da percepção das escolhas alimentares e do corpo é fundamental para a condução de ações de Educação Alimentar e Nutricional em grupo. Esse trabalho teve por objetivo identificar a autopercepção das escolhas alimentares e da imagem corporal de participantes de um grupo educativo antes e depois da intervenção. Foi realizada uma pesquisa descritiva qualitativa com caracterização da população e com entrevista semiestruturada, antes e depois de um grupo educativo de seis encontros quinzenais. Os dados produzidos nas entrevistas foram analisados por meio da Análise de Conteúdo Temática. Dos 27 participantes que iniciaram o grupo 11 finalizaram, sendo eles na maioria idosos, viúvos, aposentados e com a presença de doenças crônicas. Nas entrevistas dos 11, foram identificadas as categorias cognitivo, afetiva, sensorial e habilidade referentes à autopercepção da alimentação e a categoria saúde e corpo referente à autopercepção corporal. Ambas as categorias foram encontradas nas entrevistas pré e pós-intervenção, porém com sentidos e significados diferentes, os quais evidenciaram mudanças na percepção e nas escolhas alimentares dos participantes. A abordagem dessas categorias nas intervenções de Educação Alimentar e Nutricional pode influenciar na realização de melhorias do comportamento alimentar. Conclui-se a relevância da inclusão da autopercepção alimentar e corporal para planejar e desenvolver as intervenções coletivas para o fortalecimento da autonomia nas escolhas alimentares dos indivíduos.

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Biografia do Autor

Kellem Regina Rosendo Vincha, Universidade Federal de Juiz de Fora, Campus Governador Valadares

2013 – 2017: Doutorado em Ciências pelo programa de pós-graduação em Nutrição em Saúde Pública. Universidade de São Paulo USP.
Título: Grupos educativos de alimentação e nutrição: um cenário promotor da autonomia nas escolhas alimentares. Orientadora: Ana Maria Cervato-Mancuso. Bolsista: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.


2011 – 2013: Mestrado em Ciências pelo programa de pós-graduação em Nutrição em Saúde Pública. Universidade de São Paulo USP
Título: Práticas de grupo na educação nutricional na atenção primária: uma comparação entre São Paulo e Bogotá. Orientadora: Ana Maria Cervato-Mancuso.

2007 – 2009: Especialização na modalidade de Residência Multiprofissional na Saúde da Família e Comunidade. Universidade Federal de São Carlos UFSCar
Título: Estratégia nutricional para diabéticos insulino-dependentes no contexto da saúde da família. Orientadora: Elaine Gomes da Silva. Bolsista: Ministério da Saúde.

2003 – 2007: Graduação em Nutrição. Universidade Federal do Paraná UFPR
Título: Caracterização físico-química e teor de fenólicos totais em kiwi e vinagre orgânico. Orientadora: Elenice Haruko Murate.

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Publicado

2022-03-31

Como Citar

Botelho, B. G., Souza, I. F. e, Silva, C. L. Álvares da, & Vincha, K. R. R. (2022). A autopercepção alimentar e corporal como recurso para a Educação Alimentar e Nutricional em grupo: Food and body self-perception as a resource for group Food and Nutrition Education. Revista Da Associação Brasileira De Nutrição - RASBRAN, 12(4), 18–37. https://doi.org/10.47320/rasbran.2021.1788

Edição

Seção

Artigos Originais